Estética versus poder: construa o físico que você quer

Estética versus poder: construa o físico que você quer

Se você treinar com pesos, provavelmente você quer ganhar músculo e perder gordura. Além disso, você já pensou em que tipo de físico você gostaria de construir? De um modo geral, existem dois tipos de físicos que os caras acabam tentando atingir: a aparência estética ou a aparência de poder. Embora sua genética tenha um papel importante na maneira como seu corpo será moldado, sua rotina de treinamento e sua dieta também desempenham um grande papel, por isso é uma boa ideia saber que tipo de corpo você está procurando e como obtê-lo.

O olhar estético

Estética significa algo que é agradável de se olhar, o que pode ser subjetivo. No entanto, a maioria das pessoas acha que as características a seguir são estéticas em um homem: ombros largos e lats, braços e peito maiores que a média, cintura e quadris pequenos e musculatura magra em todo o corpo, incluindo os abdominais. A aparência estética não é sobre ser enorme, é ter um ótimo V-Taper, pouca gordura corporal, boas proporções e ter uma musculatura impressionante sem exagerar ao ponto de ser esquisito. Existem algumas proporções de medidas corporais que são consideradas ideais, como a circunferência igual dos braços, panturrilhas e pescoço, e uma medida no peito que é pelo menos 1,6 vezes a medida da cintura, mas no final a aparência é mais importante do que os números. Dois famosos fisiculturistas conhecidos por sua aparência estética são Steve Reeves (1947 Mr. America) e Frank Zane (1976-1979, Mr. Olympia). Reeves tinha 6’1 “215 lbs. e Zane tinha 5’9 ”190 libras em forma de competição.

O olhar do poder

A aparência do poder é mais sobre parecer forte e funcional do que ser bonita. Um grande pescoço e armadilhas, um dorso grosso, antebraços grandes, uma barriga espessa e musculosa, e grandes glúteos e coxas proverão essa aparência. Não é necessário ser extremamente magro / rasgado para ter a aparência de poder, mas sua gordura corporal deve ser inferior a 20%, caso contrário, a gordura vai esconder seus músculos e você vai ficar gorda. Abaixo estão alguns exemplos da aparência de poder, de menos extremo a mais extremo.

A primeira foto mostra alguns top crossfitters que estão em grande forma, mas têm armadilhas, coxas e barriga superdesenvolvidas do ponto de vista da estética. Eles não têm um ótimo V-Taper, mas eles parecem poderosos e capazes (porque são). Em seguida, dois principais homens fortes profissionais que são construídos como versões muito mais espessas dos crossfitters. Por último, um fisiculturista enorme cujo tamanho esquisito de desenhos animados tira sua estética.

Como Treinar para a Estética

A chave para o desenvolvimento de um corpo estético é se concentrar na construção dos deltóides laterais, dos dorsais, dos braços e das panturrilhas, mantendo a cintura pequena e a gordura corporal baixa. Essa abordagem lhe dará o muito desejado V-taper. Trabalhe suas outras partes do corpo também, mas não superdesenvolva-as. Evite agachamentos pesados, deadlifts e limpa porque eles vão engrossar sua cintura, pescoço e armadilhas que arruínam a ilusão de ombros largos, especialmente se você é naturalmente blocky. Evite desenvolver grandes coxas e glúteos que dominem seu tronco, ou grandes antebraços que dominem seus braços. Evite trabalhos abdominais pesados, especialmente exercícios oblíquos pesados, como curvas laterais. Seu treinamento na parte inferior do corpo deve centrar-se em torno de exercícios como extensões de perna de alta repetição, flexões de perna, agachamento de hack, agachamentos de maricas e todos os tipos de trabalho de panturrilha. Trabalhe toda a sua parte superior do corpo com exercícios que funcionam bem para você, mas coloque ênfase extra em todas as variações de elevações laterais, cachos, extensões do tríceps e pulldowns lat. Tente manter sua gordura corporal na faixa de 8 a 10% usando qualquer combinação de dieta e cardio para você. Esse tipo de treinamento criará o físico mais estético que sua genética permitirá.

Como Treinar para o Olhar do Poder

A abordagem mais direta e eficaz é treinar a força nos exercícios básicos de barra composta, como agachamentos, supino, deadlifts, limpas, prensas, curvas sobre linhas e cachos, e comer alimentos saudáveis ​​o suficiente para ganhar peso. Realize repetições suficientes (5 ou mais por série) para estimular o crescimento muscular e sempre se esforce para adicionar peso à barra. Adicione alguns carregadores pesados, como fazendeiros, para fortalecer e engrossar seu núcleo, armadilhas e antebraços. Após o básico pesado, inclua alguns exercícios de isolamento com halteres ou máquinas mais leves, para aumentar a sua rotina, o que aumentará ainda mais a massa. Se você quer o tamanho extremo de um fisiculturista ou pro strongman maciço, você também precisará que a genética seja grande e a combinação certa de drogas anabolizantes. Eu não recomendo drogas para melhorar o desempenho porque elas são ruins para a sua saúde e ilegais, mas elas valem a pena serem apontadas porque elas são a triste realidade quando se trata de ficar assustadoramente grande. O visual menor e mais poderoso dos crossfitters masculinos acima é inteiramente possível sem drogas.

Leia também: Cromofina funciona

Qual aparência é superior?

Nem é inerentemente melhor que o outro, é tudo preferência pessoal! Sua preferência pode até mudar com o tempo. Ao longo dos anos tenho notado que a maioria das pessoas começa o treinamento com pesos com o objetivo de um físico estético como Reeves ou Zane ou talvez uma versão menos extrema deles. À medida que ganham mais experiência na academia, alguns levantadores acham que apreciam o processo de se tornarem maiores e mais fortes, e começam a perseguir o tamanho e a força com pouca consideração pela estética. Outros levantadores permanecem fiéis ao seu objetivo original de parecer bom pelos padrões normais, ou seja, a estética. Por fim, à medida que envelhecemos em nossos 40, 50 e além, levantar pesos pesados ​​e perseguir a massa não é mais viável ou saudável, então a maioria das pessoas volta à meta de ser bem aparada com boa estética. Onde quer que você esteja em sua jornada, espero que você tenha uma ideia clara do que deseja alcançar, saiba como chegar lá e se divirta ao longo do caminho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *