BICHECTOMIA

BICHECTOMIA

A Bichectomia é um procedimento cirúrgico, realizado em consultório com anestesia local, que remove parte da gordura da face tornando o rosto mais fino e harmônico. Apesar de consagrada há muito tempo em outros países, no Brasil é recente e vem sendo bastante difundida pela mídia após adesão de celebridades. Febre entre as estrelas por promover o “efeito blush” e afinar os contornos do rosto, a bichectomia é indicada tanto para fins estéticos (afinar e harmonizar o rosto), quanto para fins funcionais em pacientes que mordem excessivamente as bochechas.

Um rosto bem definido é sinônimo de beleza na maioria das culturas ocidentais – aquele tão sonhado contorno que vemos nos rostos de celebridades como Kim Kardashian, Angelina Jolie e outras. Essa técnica cirúrgica tem se popularizado e é hoje objeto de desejo de 9 entre 10 mulheres.

Leia também: Bichectomia recuperação

Mas e aí? E quem não é celebridade pode ou não pode?

O Dr. Samuel responde as 10 principais dúvidas das pacientes que realizam o procedimento.

1) Vai doer?

Dr. Samuel: O procedimento é simples – realizado em consultório com anestesia local. Nos primeiros dias algumas recomendações devem ser seguidas para se evitar dor e inchaço. Os cuidados são similares a extração de um siso.

2) Meu rosto vai ficar flácido depois da cirurgia?

Dr. Samuel: A bola de bichat – que é a “gordura” retirada na cirurgia, não é a única gordura do rosto e não tem relação direta com o tônus facial.

3) Essa gordura retirada vai “fazer falta”?

Dr. Samuel: A bola de bichat tem sua principal função nos primeiros anos de vida – mais precisamente no período de amamentação, uma vez que auxilia na sucção do leite pelo bebê. Na fase adulta essa gordura torna-se parcialmente dispensável – importante destacar que o procedimento não retira a gordura em sua totalidade, apenas o excesso.

4) Meu rosto vai ficar igual ao da Angelina Jolie?

Dr. Samuel: A orientação mais importante é que os resultados variam de pessoa para pessoa. Os casos são minuciosamente estudados individualmente, sendo possível a associação de outras técnicas de forma a gerar resultados mais expressivos.
5) À partir de que idade posso fazer bichectomia?

Dr. Samuel: Indicada parar pessoas acima de 18 anos.

6) A bichectomia reduz as bochechas?

Dr. Samuel: Sim, a bichectomia reduz o volume das bochechas, afinando o rosto – efeito blush. Porém, não altera as maçãs do rosto e nem a papada. Para rostos mais angulosos, pode-se associar a outros procedimentos de forma a reduzir a proeminência do músculo masséter.

7) A bichectomia é definitiva ou tenho que refazer com o tempo?

Dr. Samuel: O resultado é definitivo e irreversível.

8) Vou perder as “covinhas” do rosto?

Dr. Samuel: Não. As covinhas estão relacionadas com a musculatura e não tem ligação direta com a bola de bichat.

9) Tem contra indicações?

Dr. Samuel: Os pacientes devem gozar de bom estado geral de saúde e boa saúde bucal. Previamente na consulta, avaliamos caso a caso e exames podem ser solicitados.

10) E como é o pós operatório?

Dr. Samuel: O pós operatório é relativamente simples, com indicação de repouso e alimentação líquida e pastosa nos três primeiros dias, restrição de exercícios físicos na primeira semana, compressas com gelo para redução de inchaço e em alguns casos drenagem facial. O resultado final é visível em até 90 dias, mas após o período do inchaço – geralmente 15 dias, já é possível notar a diferença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *